domingo, 3 de abril de 2011

A hora do acerto de contas



Os conceitos sobre o que o amor é, sobre a compaixão e perdoar as pessoas fazem parte desde sempre daquilo que é ensinado desde a infância, no entanto o estar irritado com alguém, colega de trabalho, chefe, alguém de relacionamento pessoal ou um vizinho que passa todo o tempo a incomodar, não deixa muitas vezes de ser verdade levando muitas vezes a uma explosão de emoções e sentimentos. Como se poderá apreender a pôr em prática os conceitos ensinados na infância, quando a raiva é autêntica, praticamente incontrolável?
O amor, compaixão e perdão muitas vezes limitam-se a ser apenas meras descrições de sentimentos que só podem ser imaginados. São fáceis de entender, mas difíceis de exercitar.

Aqui um exemplo disso: experimentar com alguém que esteja a passar por conflitos e desentendimentos. É alívio imediato? Chama-se "Exercício da Compaixão":

Instrução: Execute os cinco passos com a mesma pessoa.

Passo 1: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa também está à procura de alguma felicidade para sua vida".

Passo 2: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está tentando evitar sofrimento na sua vida".

Passo 3: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa tem conhecido tristeza, solidão e desespero".

Passo 4: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está à procura satisfazer as suas necessidades".

Passo 5: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está aprendendo sobre a sua vida".

Não adianta apenas ler! Relaxar, colocar a atenção na pessoa e essencialmente experimentar! Observar o que se sente após fazer o exercício. Funciona?

Sem comentários:

Enviar um comentário