sábado, 14 de agosto de 2010

O auto conhecimento pode libertar de protótipos destruidores de relações


O processamento de auto conhecimento segue um curso ininterrupto e progressivo, mas obrigatoriamente requer algumas posturas fundamentais, tais como a honestidade, coragem, abertura, prudência e perseverança. Só há aprendizagem quando implica consigo próprio deixar, de uma vez por todas, de seguir a tradição que o denigre...
Deverá paraticar-se uma vida mais interior, que cultivada se adequa a muitos ensinamentos. Aquele que procura o auto conhecimento sabe que a sociedade está cada vez mais incitando a que se conceda atenção ao que se passa lá fora, do que dentro de si mesmo, admitindo que é necessário mais do mundo externo do que dos recursos internos. O auto conhecimento sabe autenticar e convocar os recursos internos.
Reconhecer a necessidade de auxílio é querer mais, partindo-se à descoberta da verdadeira identidade. O saber receber auxílio é a conquista de um diferente pesquisar sobre uma mesma situação.
Enquanto há uma negação da realidade e das atitudes internas ou externas que cooperam para a infelicidade, a pessoa continua presa a elas e isso de verdade prejudica o corpo e a alma. Mas quando se descobre que, há uma correlação em relação a esta atitude ou situação, é que se pode começar a sair da mesma.
O sentimento de dependência do outro é uma perda da audição da sua própria voz interior, ficando-se sob o comando de outrém. Um relacionamento só é salutar quando é rico no seu potencial de troca e está livre da competição instigada de quem subjuga a relação. Muitas vezes, os jogos de relacionamento originam grande mal estar e as relações mantêm-se apesar de serem completamente destrutivas.
O auto conhecimento auxilia progressivamente a experiência de si próprio e o poder dos recursos para criar e aceder aos desejos mais verdadeiros, tomando consciência de que se é digno de respeito, afecto e de ser amado. O conhecimento é dinâmico, cheio de altos e baixos. A sinceridade com que se aprende a lidar com ambas as situações é que levará à índole de encontro e de uma vivência muito mais rica e cheia de experiências consigo próprio de modo mais intenso e feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário