quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Terapia do Riso





"Rir é o melhor remédio".
No próximo dia 14 de Fevereiro (dia dos namorados) domingo, pelas 16horas, na Fnac no Algarve Shopping, sessão de RISOTERAPIA liderada por Suzi Rodrigues, a entrada é gratuita.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Psicanálise, Um caminho



O ser humano imagina, assimila, faz edificação mentais simbólicas, expande os medos, dores, lutos, ansiedades e agonias e ainda consegue em numerosas ocasiões habitar no e do passado e futuro. Muitas vezes interrogando no “aqui e agora” não consegue retorquir concreta e objectivamente.

Na Psicanálise sugere-se a "presença" no “aqui e agora”, de modo a que se possa receber a eventualidade e o diferente, sem continuar o tempo todo a desvendar os "fantasmas" do inconsciente e nem numa expectativa de destino criado a qualquer o oportunidade nas mentes ansiosas.

A Psicanálise, cuida e transforma os filtros, oferecendo uma restauração certa. Descaracterizando a retenção das mentes, e trazendo a oportunidade de estar no planeta de uma maneira mais relaxada, compassiva e adaptada.
A Consciência do afecto, do sentimento, das sensações vividas no próprio corpo, e do corpo em contacto com o outro. Está longe da expectativa da "fusão", pois a percepção é como que um campo, onde são plantadas várias coisas durante toda a vida. E tudo o que acontece de bom ou de ruim gera marcas nesse campo da consciência. A Psicanálise consta em ir além do Princípio da Causalidade intemporal, de transferência e de posterioridade.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Reiki Nivel II:



O segundo nível de Reiki oferece à pessoa Reiki uma diferença ao nível vibratório, pelo aumento do fluxo de energia, diminuindo proporcionalmente a duração da atenção.
Concentra-se especialmente na cura emocional, mental e Kármica da pessoa que recebe Reiki.
O aluno recebe três símbolos, a sua utilização pode ampliar o Reiki a muitas pessoas ao mesmo tempo, realizar tratamentos à distância, em diferentes locais, bem como a outras dimensões do tempo (passado, presente e futuro), destruindo a portagem do tempo e do espaço.
Permite ampliar o Reiki para ambientes, residências, locais de trabalho, entre muitas outras possibilidades.

Reiki nível I



Primordialmente é ensinado o que é Reiki, a história e como funciona. As orientação das mãos durante um tratamento Reiki completo. Autoriza o aluno a fazer tratamento em qualquer ser vivo: pessoas, animais plantas e, especialmente, em si próprio (auto-tratamento). O aluno passa a ser Reiki.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Terapêutica



Reiki é uma terapêutica holística de origem japonesa, redescoberta por Mikao Usui, no século XIX. Através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (REI = Energia Cósmica Universal) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (KI = Força, Energia Vital), com o intuito de restabelecer o equilíbrio vital.
A sintonização deve ser realizada por um Mestre em Reiki, criando uma conexão especial entre o aluno e a fonte do Reiki.
Os benefícios do tratamento com Reiki são infinitos, ocorrendo nos mais diversos níveis. Trata-se de uma energia cósmica inteligente e absoluta, que sabe o que fazer e onde precisa ir. Na prática do Reiki, não há transmissão de energia pessoal da pessoa Reiki.

Reiki: Energia Vital Universal

Liberdade para o caminho da Paz


Viver sem as expectativas é apreciar a grandeza encantada da essência. Quanto mais acontece o espanto no que ocorre, sem a antevisão ou demarcação do seu curso, maiores são os fundamentos de que o que é angustiado acabe mesmo por suceder.
É paradoxal, mas é assim que a existência se desdobra, de uma forma instintiva e genuína, fluindo de maneira melodiosa, em profunda reciprocidade com quem se entrega ao seu ritmo.

Aderir a esta aprendizagem reivindica uma forte segurança e a veracidade de que, vivendo em franqueza e desprezando falsos objectivos, se está cada vez mais perto de uma total sintonia com o sentido divino da entidade.

Nos momentos em que existe uma profunda angústia, deseja-se algo como se a vida derivasse do valor de determinado propósito, então, é a hora correcta para parar e reflectir realmente sobre a vida numa prisão de desejos artificiais.

Desembaraçar-se da opressão não implica exercícios admiráveis, somente a intenção de descobrir a fonte de poder que mora no interior.
É a direcção a uma nova percepção, e só ela nos pode libertar de um estado de amargura e possibilitar o alcance da paz.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Perdoar...


Perdoar é compreender não exigindo a aprovação do que foi feito de mal e que tanta dor causou. Designa que se percebe o que ocorreu. O perdão acalma o coração e envergonha quem mal causou. Num momento ou noutro haverá percepção do mal feito e ficará muito encalistrado por ter, causado mal, e recebido a entendimento. Quanto mais perdão, menos fortes se sentirão os ímpios e mais activa está a prática do bem.
"A Vida é a infância da nossa imortalidade".Johann Wolfgang Goethe

Alinhamento de Chakras


O Equilibrio é necessário. A Terapia através do Alinhamento dos Chakras permite resolver de uma forma eficaz e duradoura problemáticas físicas, psicológicas e emocionais.

Renovar...



Existe uma interdependência automática no universo. É tudo questão de sintonia.
O mundo está cheio de sonâmbulos.
Pessoas semiconscientes andando pelo mundo. Pensam que estão acordados.
São pessoas que não pensam e gravitam torno das percepções limitadas dos sentidos físicos.
O material reina e perante o espiritual não sabem como reagir.
Uma efectiva renovação precisa acontecer de dentro para fora. É em nossa maneira de encarar todas as dificuldades e desavenças que moram nas razões efectivas de o não conseguir ser melhor.
Mudar significa fazer algo que nunca se fez. Isso é o princípio de se mudar. Só querer é óptimo, mas a atitude é que fará a diferença.
Não gostar de si mesmo é, permitir continuar fazer aquilo que não dá prazer em realizar. É ser submisso às vontades de quem vive próximo. É aceitar o sim quando o interior exige que seja não.
As verdadeiras alterações só acontecem se houver consciência de que o maior esforço sempre terá que ser nosso. Romper barreiras se faz necessário para que a Renovação aconteça. Qualquer desconforto só é superado por acções mais fortes do que os danos que ele causa. Reclamar é bom, mas nada resolve se não houver acção. Reclamar tem que funcionar como alarme, sendo logo seguido por atitude de efectiva renovação em pensamentos e acções.
Assimilar, apreender e resolver os comportamentos problemáticos que são criados ao longo da vida como postura de ajustamento ao meio que circunda.
Renovar-se hoje para evitar que o mesmo aconteça no final do ano que vem. O destino está em suas mãos, no exercício correcto do seu Livre-arbítrio; porém, insisto, renovar significa explicitamente vencer vícios e hábitos que já não nos servem mais. O resto, ou seja, só a intenção, é apenas retórica sem qualquer serventia.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Receber amor



É fundamental receber aquilo que chega. Não é simples, mas é necessário compreender, de um maneira geral, a aceitar. A dificuldade, tanto de dar e receber amor, não é um enigma da essência dos pais, das crianças ou dos adolescentes, mas sim da cultura, que procura a descomedida liberdade sem cultivar a gentileza. A democracia é um sistema excelente. Está certo a busca da autonomia, mas o problema é que há uma contaminação com uma cultura de violência, uma educação de veemência. Esta não é uma questão apenas dos pais, mas da cultura que usa os cinco sentidos de uma maneira violenta. Universalmente, o modo de contemplar é impetuoso, logo é muito difícil receber algo de quem num certo momento está a olhar ou não nos olhos de um modo muito negativo. Há que modificar o estilo como se usa os olhos. Se o olhar para os outros e se conter gentileza, eles irão receber espontaneamente o que se dá.
É necessário receber a urgência da mudança. Apreender a não ter dificuldade em reconhecer o Amor de alguém.
Existindo então a gentileza de dar, assim como a de receber. São determinantes que ambos os lados sejam gentis, uns com o outro. O mesmo ocorre na regra de tocar os outros. O toque violento desperta o sentimento de mal estar, enquanto que o toque com amor traz um enorme bem estar. Em geral, o pronunciar e o atender o outro é feito com violência. Por isso, a atracção é a de desdizer e de protestar contra o que os outros dizem. Os sujeitos são reclusos de si próprios sem que mesmo assim se consigam encontrar.
A dificuldade está na atitude mental e não nos cinco sentidos. Por isso, é urgente observar como a mente se está a expressar por meio deles, nesse caso, para praticar receber amor há que cuidar da maneira como são usados os cinco sentidos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Amor conduz à Sabedoria


Existe a possibilidade a cada ano de fazer uma experiência diferente, a que se pode designar de "escolha".

Escolher coabitar com as energias boas e abandonar as energias negativas que as mentes insistem em manifestar; O passado é enriquecedor e fundamental para apreender desde que haja a aprendizagem da lição que ele ensinou, para obter a harmonia. Quando, porém, não há compreensão, novas situações idênticas se apresentam e acabam por fazer repetir experiências, algumas vezes dolorosas. A tomada da plena consciência, do Amor Incondicional no coração, o sentimento de vida, a experiência da Vida Eterna. Um corpo sem amor é um corpo sem vida, uma alma sem amor é apenas um fantoche manipulado ao prazer de forças egoístas.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Biscoitos de Castanhas

0,5 Kg de castanhas
125 gr de manteiga
150 gr de açúcar
200 gr de farinha
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de fermento em pó

Coza as castanhas e reduza-as a puré.
Amasse o açúcar com a margarina e junte o puré de castanha.
Em seguida junte a canela, o fermento com a farinha e amasse novamente.
Forme bolinhas e coloque num tabuleiro untado. Vai ao forno muito quente.

Arte como processo terapêutico



Arte terapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia. Variados autores definiram a Arte terapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arte terapia em uma técnica especial.

A Arte terapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta. O recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo.
"Aqui, estamos, nesta Terra maravilhosa, em que o criador nos empresta recursos para a nossa evolução.
Tudo que está sobre o Planeta, Tudo o que conseguimos construir de material, são apenas os meios que temos à mão para enriquecer nossa Alma Imortal.
Não nos iludamos, pois nada poderemos levar daqui, que não sejam as experiências e os ensinamentos que destas absorvemos.
Quando assim nos comportamos, ascendemos em espirais de luz ao Universo Infinito, unimo-nos a este criador que também evolui através de nós...
(Perséfone Hades
"Tu não podes atribuir nada a ti próprio. Não és cofre nenhum. És o nó da diversidade" (Cidadela - Capitulo CLXX)

Desejar...


Aceitar não designa obrigatoriamente abandonar aquilo que se quer, mas observar os factos da forma como eles se manifestam.
Universalmente o que sucede segue leis muito claras e, manter a atenção para esta realidade, naturalmente é feito uma percepção muito mais exacta. Apreendendo porque determinadas situações não ocorrem e muitas se renovam na vida.
As expectativas criadas são, determinadas pelo ego e, por isso mesmo, quando satisfeitas, logo rompem outras, tornando um ciclo que nunca mais tem fim.

Compreender a diferençar entre o que se ambiciona e aquilo que, de facto, poderá garantir a paz e a serenidade, é a única forma de prevenir contra expectativas que não completam a realidade das necessidades.

sábado, 2 de janeiro de 2010



Vivemos num Universo de
ressonância.
Aquilo em que cada um
se concentra aumenta,
pois atrai essa
mesma coisa para si.

Expectativa...



Permanentemente há expectativas, quer seja numa viagem, num curso, numa festa ou até mesmo sobre uma vida toda.
Alimentar protótipos que se consideram sonhos para se querer conquistar... como ser... de como agir... e agarrar essas expectativas sem compreender que elas circunscrevem e prendem a oportunidades que são muito pequenas se comparadas com as infinitas opções que o Universo oferece. Que cada dia desse novo ano seja um presente... abrir a mente para deixar receber!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SUPERAR O MEDO...


Uma habilidade forte e significante de se viver é o sentimento de desfazer um medo.
O medo faz com que as pessoas parem, olhem e demorem, em algo que deverá ser continuado.
A Realidade é o Amor. As práticas fazem experimentar muitas vezes a sensação de “encolher por medo”, e abandonar a possibilidade de contiguidade...
A experiência de se ter dado o passo que se temia, mas se sabia certo, de se ter falado quando se fazia necessário, sobretudo ter feito algo por alguém quando era importante que fosse feito, traz a sensação de paz e um orgulho de si para além da arrogância e livre da falsa modéstia. É essa sensação reconfortante e positiva.
O medo faz fechar o Amor. Desafiar o medo é uma experiência que evidencia a vinda ao planeta Terra.